Alimentação nutritiva e sem desperdício
Conhecer as propriedades nutricionais dos alimentos ajuda a evitar o desperdício.
Cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano no Brasil, aponta uma pesquisa recente da ONU. E 60% dessa quantia vem do consumo das famílias.
Com o aumento de preços dos alimentos, não dá pra continuar jogando comida no lixo, certo? Confira neste blog algumas ideias para reaproveitar os alimentos de forma nutritiva e fugir dos desperdício.
Adotando novos hábitos, é possível ter uma alimentação saudável com receitas criativas, utilizando o alimento em sua totalidade e, consequentemente, ir menos ao mercado e economizar!
O desperdício causa perda nutricional
Muitos alimentos poderiam ser melhor aproveitados. A falta de conhecimento da população sobre as propriedades nutricionais dos alimentos é um dos fatores que levam ao desperdício.
Além da conscientização sobre o desperdício dos alimentos, a população também precisa conhecer os alimentos que farão bem para a saúde.
A elaboração de bolos, geleias, doces, entre outros, a partir do aproveitamento dos resíduos alimentares, são uma ótima alternativa para evitar o desperdício e enriquecer nutricionalmente os alimentos.
Alimentos que podem ser aproveitados integralmente:
- Folhas de: cenoura, beterraba, batata-doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete.
- Cascas de: batata inglesa, banana, tangerina, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, manga e abóbora.
- Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba.
- Entrecascas de: melancia e maracujá.
- Sementes de: abóbora, melão e jaca.
- Nata.
- Pão amanhecido.
- Pés e pescoço de galinha.
- Tutano de boi.
9 dicas para evitar o desperdício
Sobras de alimentos, em boas condições, podem se tornar um prato novo.
- Sabe aquela carne bovina assada ou o frango do jantar? Que tal desfiar e fazer croquetes, omelete, suflê, sopas, caldos ou mesmo um recheio para torta?
- A carne moída é um alimento versátil. Se sobrou, aproveite para transformá-la em croquetes, recheio de panqueca ou um bolo salgado.
- O famoso “arroz de ontem” pode dar vida a bolinhos, risotos ou ir para um refratário e virar um delicioso arroz de forno.
- Se a sobra na sua geladeira é de macarrão, que tal arriscar uma salada diferente com essa massa?
- Seja com a folha ou o talo, as hortaliças podem e devem ser aproveitadas ao máximo em farofas, panquecas, sopas, purês. Na alimentação das crianças, podem ser adicionadas ao arroz, carne de hambúrguer caseira e muito mais!
- Para a sobra de feijão, vale arriscar um tutu, feijão tropeiro, virado e bolinhos.
- Aqueles pães que sobraram do dia anterior rendem deliciosas torradas, basta cortá-los, adicionar azeite e orégano e levar ao forno. Você pode triturá-lo e usar como farinha de rosca. Se quiser um prato diferente, pode fazer deles uma rabanada para sobremesa.
- Esqueceram de comer as frutas e elas passaram do ponto? Nem pense em jogar fora! Você pode transformá-las em doces caseiros, bolos, sucos, vitaminas ou geleias. Você escolhe!
- O leite talhou? Não jogue fora! Faça um doce de leite, a criançada vai adorar!
Se você tem dificuldade para se alimentar de forma balanceada, aproveite a dica para criar novas receitas e utilizar os alimentos com outras apresentações. A sugestão também é válida para oferecer às crianças mais seletivas.
Não descuide da alimentação. Comer de forma saudável te ajuda a não adoecer e, ainda, a se recuperar de inúmeros problemas de saúde.
Caso tenha alguma carência nutricional ou distúrbios intestinais, o melhor é se consultar com um especialista.
Clientes MedSempre podem se consultar em clínicas modernas e de qualidade por um precinho popular de verdade, a partir de R$19,90.
Ao solicitar o seu cartão de benefícios em saúde, você pode fazer exames laboratoriais e iniciar um acompanhamento com nutricionista, gastroenterologista, endocrinologista e outras mais de 30 especialidades com agendamento rápido e sem filas.
E ainda tem mais: todas essas vantagens por uma mensalidade a partir de R$29,90, com carência zero. Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.