Quando começamos a envelhecer?

Há divergências sobre quando começamos a envelhecer. Confira o que as pesquisas apontam e quais são os primeiros sinais

Quem não deseja viver por mais tempo, principalmente, com saúde e qualidade de vida?

Para retardar o envelhecimento é importante cultivar bons hábitos desde cedo. Quanto antes, melhor. 

Confira quais são os sinais do envelhecimento e quando eles surgem

Confira quais são os sinais do envelhecimento e quando eles surgem

A velhice não é uma doença, mas um processo normal do desenvolvimento que acarreta mudanças no nosso organismo. Dependendo de uma série de fatores, essas mudanças poderão ocasionar algumas doenças ou problemas de saúde.

Mas, quando de fato começamos a envelhecer? Após os 40? 50 anos?

Bom, alguns estudos dizem que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”.

Nessa faixa etária, o organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional.

Há fontes de pesquisas que apontam que o início do processo de envelhecimento do corpo começa em pleno vigor da juventude, ao longo da década dos 20 anos. 

O nosso pico de massa óssea é atingido, aproximadamente, entre 25 e 28 anos. Por conta da perda que ocorre a partir daí, especialistas recomendam que se pratique atividade física desde a infância ou adolescência.

A recomendação é ter uma “poupança” óssea para prevenir ou retardar a osteoporose, condição que enfraquece os ossos e costuma ser diagnosticada a partir dos 60 anos, quando o indivíduo passa a ser considerado idoso.

Leia também:
Osteoporose: o que é e como tratar

Envelhecimento acelerado

No envelhecimento normal, a pessoa não tem nenhuma doença ou tem poucas doenças crônicas bem controladas. 

No entanto, esse processo natural pode ser acelerado por enfermidades. Entre as mais frequentes, estão a hipertensão, que atinge cerca de 80% dos idosos, e o diabetes (de 20% a 25%).

A pressão alta aumenta o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto, que apressam o envelhecimento. O diabetes, por sua vez, pode comprometer rins, coração, pâncreas, nervos e olhos. 

Envelhecimento por idade

Confira quais são os primeiros sinais do envelhecimento, quando ocorrem e como se dá esse processo, segundo os estudos recentes:

Aos 20 anos:

É nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com declínio da produção natural de antioxidantes.

Aos 30 anos:

O metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação. Com a bioenergia em queda, temos uma pele mais cansada.

Aos 40 anos:

Aos 40 anos: a senescência celular entra em ação em um processo em que o ciclo de vida natural das células da pele é menor, e isso pode afetar sua aparência de muitas maneiras.

A partir de 50 anos:

A função de barreira da pele enfraquece, o que torna a pele seca e incapaz de reter a hidratação suficiente por si só.

Leia também:
Confira 8 dicas para prevenir a pressão alta

Em qual fase da vida você está? Saiba que para todas elas a MedSempre proporciona benefícios em saúde para que você tenha mais qualidade de vida.

Clientes MedSempre podem utilizar seu Cartão de Saúde para se consultar com mais de 30 especialidades, por a partir de R$19,90. Imperdível, não é?

Nossa rede credenciada contempla clínicas particulares modernas e com profissionais capacitados para cuidar de você e dos dependentes que você quiser incluir. Ao pedir seu cartão, você já começa a aproveitar, sem fila e sem carência. Tudo isso por uma mensalidade a partir de apenas R$29,90.

Faça o seu cartão e comece a usar imediatamente. Entre em contato e tire as suas dúvidas clicando aqui! Saiba mais em www.medsempre.com.br.

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: