Hepatite: causas e tratamento
Confira tudo o que você precisa saber sobre a hepatite. Doença que tem cura e até tratamento
Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Você sabe o que é essa doença e o que ela causa?
A hepatite é uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, entretanto, também podem manifestar inúmeros sintomas.
Entenda a hepatite
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.
Leia também:
Como evitar a anemia?
No nosso país, a maior causa dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B. De 2000 a 2021, foram notificados 718.651 mil casos confirmados no Brasil. Destes:
- 168.175 (23,4%) casos tipo A;
- 264.640 (36,8%) casos tipo B;
- 279.872 (38,9%) casos tipo C;
- 4.259 (0,6%) casos tipo D.
Sintomas
As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas, mas, dentre os mais conhecidos, quando se manifestam, estão:
- Cansaço
- Febre
- Mal-estar
- Tontura
- Enjoo
- Vômitos
- Dor abdominal
- Pele e olhos amarelados
- Urina escura
- Fezes claras
Diagnóstico
O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é tão importante fazer os exames.
Com resultado em até uma hora, o diagnóstico pode ser feito por testes rápidos. Também existem exames feitos em laboratório.
- Testes rápidos – Os testes rápidos para os tipos B e C estão disponíveis nos serviços públicos de saúde para todas as pessoas. Se você tiver mais de 40 anos, é muito importante fazer o teste de hepatite C. Você pode ter sido exposto a esse vírus na juventude.
- Pré-natal – O exame de hepatite B também faz parte do rol de exames do pré-natal. A gestante deve ser diagnosticada e tratada, se houver indicação, ainda durante a gravidez.
Leia também:
Entenda a importância do diagnóstico precoce
Prevenção
A vacina é uma das principais formas de prevenção contra as hepatites do tipo A e B. Entretanto, quem se vacina para o tipo B, se protege também para o tipo D. As doses estão disponíveis gratuitamente no SUS.
Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.
Tratamento
Essa doença tem cura e, geralmente, é preciso deixar com que o organismo do paciente se cure naturalmente, dando remédios que tratam somente dos sintomas dessa condição, como a dor abdominal.
Existem medicamentos para os tipos A, B e C que são antivirais e conseguem ajudar o corpo a combater o vírus.
No caso de hepatite medicamentosa, o paciente pode não receber nenhum medicamento, para permitir que o fígado se regenere naturalmente.
Com boa dieta e respeitando o repouso, é possível se recuperar dessa doença sem grandes problemas.
Quando foi a última vez que você realizou exames e se consultou com um médico? Agora que você tem essas informações, aproveite para ficar em dia com a sua saúde utilizando os benefícios do Cartão MedSempre.
São mais de 30 especialidades médicas que podem contribuir com a melhoria da sua qualidade de vida. Quer viver mais e com saúde? Solicite o seu Cartão MedSempre e desfrute das vantagens com um precinho que cabe no seu bolso.
Por apenas R$32,90/mensais você terá uma rede de cuidados à disposição! Saiba mais em www.medsempre.com.br ou fale com a gente clicando aqui.