Como evitar a anemia?

Fraqueza, cansaço e tontura são alguns dos sintomas da anemia. Entenda mais sobre como prevenir e tratar dessa doença

Você sabia que a anemia não ocorre só pela carência de ferro? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anemia é a condição em que o conteúdo da hemoglobina no sangue está abaixo do normal, como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais.

A anemia pode ser causada por deficiência de zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia por carência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais. Cerca de 90% da ocorrência de anemia é causada por deficiência de ferro.

A anemia pode causar sintomas que atrapalham o dia a dia como cansaço, tontura e fraqueza.

A anemia pode causar sintomas que atrapalham o dia a dia como cansaço, tontura e fraqueza.

O que é anemia?

De modo geral, pode-se dizer que a anemia é uma condição que ocorre quando não há glóbulos vermelhos saudáveis suficientes para transportar oxigênio dos pulmões para os demais órgãos do corpo. 

O efeito dessa condição pode causar sintomas que atrapalham o dia a dia como cansaço, tontura e fraqueza.

A anemia falciforme é uma doença hereditária que causa alteração no formato dos glóbulos vermelhos, que, em vez de terem a forma de um disco, ficam parecidos com uma foice.

Devido à alteração, os glóbulos vermelhos se tornam menos capazes de transportar oxigênio pelo corpo e são destruídos mais rapidamente. A condição também aumenta o risco de obstrução dos vasos sanguíneos.

Sintomas

Os sintomas de anemia podem ser muito diversos, mas os mais típicos são cansaço excessivo e palidez. Atraso no crescimento e infecções recorrentes costumam se manifestar desde a infância. Veja outros possíveis sintomas:

  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações;
  • Crises de dor;
  • Olhos e pele amarelados.

Além desses sintomas, a anemia pode provocar diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia, perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e até mortalidade perinatal.

Estima-se que uma entre cinco mortes de parturientes (mulher que acabou de dar à luz) pode estar associada à anemia.

Leia também:
Você sabe como a tireoide afeta a sua vida?

Causas

As causas da anemia são inúmeras, mas a maioria pode ser agrupada de acordo com três principais razões que produzem anemia:

  1. Perda de sangue (hemorragia excessiva)
  2. Produção inadequada de glóbulos vermelhos
  3. Destruição excessiva de glóbulos vermelhos

Crianças, gestantes, mulheres que estão amamentando, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença, muito embora homens e pessoas na terceira idade também possam ser afetados pela anemia.

Diagnóstico

O distúrbio pode ser identificado através de avaliação clínica e exames laboratoriais de sangue.

Uma vez constatado o diagnóstico, é indispensável determinar sua causa para introduzir o tratamento adequado.

Tratamento

Como a anemia se manifesta de diversas maneiras e por causas variadas, o principal passo para um bom tratamento é identificar o que gerou a queda do nível de hemoglobina no sangue.

Feito isso, o  profissional passará uma dieta rica neste nutriente e poderá também indicar suplementos por um tempo. Adotar uma alimentação saudável e balanceada é indispensável para prevenir a ocorrência de anemias causadas por carência nutricional.

Caso seja a anemia ferropriva, a recomendação é adotar o consumo de alimentos com alta concentração de ferro, como carnes vermelhas, de aves e de peixes, mariscos crus, folhas verde-escuras, leguminosas, grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana, rapadura e açúcar mascavo.

Nos casos em que for causada por doenças crônicas, o tratamento consiste em curar ou controlar a doença que está provocando a anemia.

Leia também:
Benefícios dos chás para a saúde

E aí, identificou fraqueza sem explicação ou algum outro sintoma comum da anemia? Não deixe para depois e comece uma investigação realizando exames laboratoriais e passando por consulta com um médico clínico geral.

Se precisar, a MedSempre está aqui para ajudá-lo nesse check-up de saúde. Nossos clientes têm acesso a mais de 30 especialidades médicas com preço acessível, que com certeza cabe no seu bolso.

Caso confirme o diagnóstico de anemia, aproveite para agendar uma consulta com nutricionista e iniciar o seu acompanhamento. Utilizando o Cartão MedSempre, você tem descontos de até 70% nas consultas médicas e em exames laboratoriais.

Saiba mais em www.medsempre.com.br  ou fale com a gente clicando aqui

Se você gostou deste artigo, não deixe de ler também: